terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Diálogos Tique e Toque

  


A Língua Viva

 Antigos Ditos Populares & Gírias e Códigos Internáuticos

 

A língua viva


- Olá Tique!

- E aí, Toque? Tudo bem?

- Tudo! Ando pensando que talvez possamos ser confundidas com um tal TikTok... você conhece? É aquele aplicativo muito popular entre os jovens desenvolvido por uma empresa chinesa, a  ByteDance que já ultrapassou 2 bilhões de downloads nos últimos meses.

- Mesmo? Eu, que sou do tempo do onça, tenho certa dificuldade em compreender as formas de comunicação nesse ambiente ultra internáutico pleno de # (hashtags)

- Pois é mesmo! Nosso bom e velho português está mesmo ameaçado neste ambiente de comunicação global. Mas são os nossos tempos! Para não ficar por fora, precisamos nos integrar nem que seja apenas compreendendo!   

- Para princípio de conversa, nem sei bem o que é essa tal hashtag tão famosa hoje em dia!

- É um sinal - # - que, em priscas eras, era apenas o sustenido em música, também chamado de jogo da velha e que hoje é um sinal que vem acompanhado por uma palavra ou frase sem espaços e é usado para realçar uma publicação. Dirige-a para outros posts que tenham a mesma hashtag e cria um ponto de destaque.

Nasceu em 2007 quando Chris Messina ... sugeriu que o sinal # (hash)  fosse usado quando se quisesse catalogar um certo conteúdo com uma etiqueta (tag). 

...

Trecho da publicação "Diálogos Tique e Toque" no Jornal D'Aqui em Novembro de 2021.

www.tiquetoquerevisoes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário